quinta-feira, 17 de junho de 2010

"Laser escuro" permite que dados digitais viagem mais longe

NEW SCIENTIST

Fibras ópticas podem transportar dados digitais a distâncias muito maiores sem distorção se esses dados forem codificados em pulsos de escuridão em lugar de pulsos de luz.

Agora Steven Cundiff e sua equipe na Universidade do Colorado, em Boulder, desenvolveram um equipamento chamado de "laser escuro".

Um laser tradicional pode enviar milhões de pulsos rápidos a cada segundo separados por intervalos escuros mais prolongados.

O laser escuro inverte essa ordem: gera longos pulsos de luz separados por intervalos mais curtos de escuridão. Saiba mais.

Ministro australiano ataca "mensalão baleeiro"

REINALDO JOSÉ LOPES

A reunião anual da CIB (Comissão Internacional da Baleia) já enfrenta uma crise antes mesmo de começar. A Austrália pediu que se investigue o suposto suborno pago pelo Japão a nações pobres para que elas votem a favor da caça à baleia.

A denúncia foi publicada neste domingo pelo jornal britânico "The Sunday Times", cujos repórteres gravaram delegados de nações como Tanzânia e Guiné dizendo que os japoneses pagavam de passagens aéreas a prostitutas em troca do voto. Saiba mais.

Combinação de resultados pode eliminar seleção brasileira, mesmo invicta, ainda na primeira fase da Copa do Mundo

Mauricio Fonseca e Marcos Penido

JOHANNESBURGO - Apesar de liderar o Grupo G com três pontos, contra um de Costa do Marfim e Portugal, o Brasil encontra-se em situação, no mínimo, delicada. A vitória de 2 a 1 sobre os apenas esforçados norte-coreanos, na estreia, acabou sendo um mau resultado em termos de classificação. Agora, se o Brasil não vencer os adversários, portugueses e africanos enfrentarão os asiáticos sabendo que qualquer vitória por dois ou mais gols de diferença será suficiente para ultrapassar a seleção brasileira no saldo de gols, primeiro critério de desempate na Copa do Mundo. Sendo assim, a partida contra a Costa do Marfim, domingo, no Soccer City, em Johannesburgo, será importantíssima para a equipe do técnico Dunga.Saiba mais.