quarta-feira, 16 de junho de 2010

Fezes de baleia ajudam oceanos a absorver gás carbônico, diz pesquisa

Richard Black

Especialista de meio ambiente da BBC News

Fezes do cachalote - uma das maiores baleias do mundo - podem ajudar a absorver dióxido de carbono do ar, de acordo com pesquisadores australianos da Universidade Flinders, em Adelaide.

A equipe de cientistas, liderada por Trish Lavery, calcula que cachalotes do Oceano Antártico liberam cerca de 50 toneladas de ferro em suas fezes por ano, o que estimula o crescimento de plantas marinhas - fitoplâncton - que absorvem gás carbônico durante a fotossíntese. leia mais.

Queimadas aumentam na Amazônia, apesar de queda no desmatamento

Embora o desmatamento da Amazônia tenha diminuído na última década, especialmente a partir de 2004, o número de queimadas na região pode ter aumentado. Esta é a conclusão do estudo "A Amazônia brasileira em chamas", publicado esta semana pela revista "Science". De acordo com os pesquisadores, o monitoramento promovido pelo governo federal na floresta, embora avançado, ainda é falho.Renato Grandelle Saiba mais.
Depois de repercussão internacional, Galvão Bueno adere ao 'cala boca'

Publicada em 16/06/2010 às 05h36m
Tatiana Furtado

RIO - Não tem mais bobo no Twitter. Não depois que a verdadeira história do "cala boca galvão" foi notícia em sites de jornais estrangeiros, como o "The New York Times" e o "El País", e mostrou aos gringos que nem os pássaros "galvão" estão em extinção, nem a cantora Lady Gaga lançou nova música . Mas a piada interna dos brasileiros, que começou no dia da abertura da Copa da África do Sul, continua fazendo sucesso nas redes sociais e agora ganhou apoio do próprio Galvão Bueno. Leia mais.